A disciplina favorita. Sim. E não há melhor lugar, sob
inúmeros pontos de vista, para ter essas lições. “Essas”. O deslumbramento pelo
pequeno Miata foi antecedido pela necessidade de ter uma referência dinâmica
com tração nas rodas traseiras, a fim de entender este – para mim – novo mundo.
Portanto sim, rumo à pista.
O Velopark, em Nova Santa Rita/RS, é um tanto injustiçado.
Pista pequena, retas longas, parece muito pior do que é. Aliás, é muito melhor
do que parece. Técnica, tem de tudo um pouco. Curva cega, curva homem-menino,
curva paciência, curva que-carrega-a-velocidade-de-saída-por-metade-da-pista, não
é monótona muito menos fácil. Instigante. Ao menos acho eu, obviamente.
Mas fui lá de olho em duas curvas, apenas duas inicialmente.
Uma sequência na verdade, um “S” de média-alta velocidade. Lugar fantástico,
lindo, para ler o equilíbrio de um carro com tempo e espaço suficientes. Em um Tração
Dianteira é legal tentar um lift-off-oversteer.
Com o Miata, fui em busca de controlar meu ângulo de deriva traseiro pelo
acelerador. Esterçar o carro com o acelerador. A teoria é legal mas há um limiar
que mescla o tédio com muita informação não digerida, onde a prática nos salva
deste mundo virtual.
Não. Não senti. Faltou potência, sensibilidade, foco, sobrou
neutralidade ? Os pneus tem dimensões nominais, compostos de rua, nada superdimensionado
que caparia esta finesse. E o motor ficava em uma faixa com plena disposição.
Não sei por hora. Saco. Aliás, um saco concluo eu agora. Pois o dia foi
sensacional.
Andei volta ou outra, mas nunca explorei um tração traseira.
Nunca tive um. E o Miata, em sua 2ª semana sob minha guarda e algumas voltas no
final de semana, carecia simplesmente ser explorado. Muita coisa nova.
Penso por vezes em uma métrica. O tempo de ambientação. Há
de existir um mérito para a engenharia de uma coisa, ao nos sentirmos
confortáveis a explorá-la sem demora. Um Iphone é uma dessas coisas. Coisas
assim são legais. Nos sentimos menos burros, e isso é sempre reconfortante. Não
é legal ter uma coisa que só algum expert pode usar. Mas ela tem que desafiar você
a se aperfeiçoar também, não sei se é sutil mas isso é essencial. Um Playmobil nunca
será um Lego.
Não fique nervoso, vamos às informações vistosas.
Como todo inexperiente em sua primeira vez, sobrou surpresa
e lindos movimentos descoordenados. No final até que foi, quem viu gostou, mas
você sabe que dá pra impressionar muito mais. Desculpa Miata. Da próxima
prometo que antevejo suas ânsias e lhe comando sabendo um pouco mais o que
estou fazendo.
(Full HD)
Ah sim. Naquelas duas curvas não, mas nas outras, que
delícia! Perdoem, meu exagero performático, eu tinha que saber o que é um power-oversteer, passei muito tempo em
um Tração Dianteira. Além das óbvias curvas onde isso ficou evidente, havia uma
terceira mais sutil. Como tudo sutil, foi deliciosamente gostoso e
compreensível. Sim. Ai que gostoso! Dá pra ver, que coisa linda, não precisa
nem de instrumentação e pomposas explicações para ver o comportamento sobresterçante,
o oversteer, a deriva maior no eixo
traseiro. Perfeito. Uma aula. Não é uma coisa aguda, não é o pneu “cavando”/”escorregando”/”patinando”.
Não, a deriva é o ângulo, em relação a onde o pneu aponta, para onde o eixo está
indo. O eixo traseiro não está indo reto para onde os pneus estão apontado, vai
porém mais “para fora”, e para isso não é necessário que os pneus estejam “cavando”/”escorregando”/”patinando”.
E esse ângulo de deriva/slip angle, é
maior que o do eixo dianteiro. O carro nitidamente vira mais do que a direção
está mandando. Temos portanto uma definição visual/prática de sobreesterço/oversteer.
Note o volante reto |
Esqueci do meu discurso da métrica de ambientação e se sentir confortável. Voltemos. Quando você vê sua gravação onboard e se assusta, perguntando de onde tirou a audácia para apontar um clássico da indústria, um marco da engenharia em perfeito estado de conservação, para os muros de uma pista em pontos sem área de escape, recobra a importância daquela tal métrica. Um Benchmark, nota mental.
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Dias de Pista